top of page

Outros símbolos do município:

Ave símbolo de Florianópolis
Martim Pescador Verde (Chloroceryle amazona)

Lei nº 3887, de 15 de dezembro de 1992.

Também conhecida como arirambá-verde, esta ave  é comum em todo o continente americano. É visto sozinho ou em casais. Encontrado à beira de lagos, lagoas, açudes e rios.

Árvore símbolo de Florianópolis
Garapuvú (Schizolobium parahyba)

Lei nº 3771, de 25 de maio de 1992.

É árvore exclusiva da Floresta Atlântica da planície litorânea e da encosta da Serra do Mar, e atinge de 10 a 30 m de altura. Flores amarelas, pilosas, em inflorescências densas. ​

Flor símbolo de Florianópolis
Orquídea (Laelia purpurata)

Lei nº 7037, de 09 de maio de 2006.

A espécie foi descoberta para a ciência em 1874 quando Devos coletou-a em grande quantidade nas matas litorâneas da Ilha de Santa Catarina, hoje Florianópolis, e em outras áreas da então Província Imperial de Santa Catarina. A Laelia Purpurata vegeta normalmente em árvores de médio e grande porte, parecendo ter preferências pelas grandes figueiras nativas, muito comuns nas regiões em que habita.  Seu habitat configura-se por uma estreita faixa litorânea, composto por lagos, banhados e dunas, coberta por mata hidrófila, espremida entre os contrafortes da Serra do Mar e a Orla do Atlântico, desde Barrocadas no litoral norte do Rio Grande do Sul, até a altura de Ubatuba no litoral norte de São Paulo. Foi realmente no litoral catarinense que a espécie revelou todo o seu esplendor tanto em densidade populacional como na riqueza e variabilidade dos coloridos. Nas décadas de 1920 a 1940 a Laelia foi exportada, através de Florianópolis, sendo Santa Catarina considerada o maior exportador de Orquídeas do Brasil, associando-se o nome desta flor, em termos nacionais, ao nosso Estado.

Fonte: PMF.

Fonte: PMF.

Fonte: PMF.

bottom of page