
Resíduos sólidos:
🚮Segundo a COMCAP (2025), gera cerca de 700 toneladas de resíduos por dia.
Desse total, apenas cerca de 11% são desviados do aterro sanitário por meio do reaproveitamento ou reciclagem.
Fora o que é reciclado, 100% dos resíduos recolhidos pela Comcap são encaminhados para o aterro sanitário de Biguaçu, localizado a 43 km de Florianópolis.
Pela Lei 12.305/2010, o aterro deveria ser destino final apenas para os rejeitos (lixo que não pode ser reaproveitado).
Porém, atualmente, apenas 22% de tudo que é encaminhado ao aterro sanitário de Biguaçu é rejeito. 43% são recicláveis secos como embalagens de plástico, papel, metal e vidro e 35% são orgânicos como restos de alimentos, resíduos verdes como podas, restos de jardinagem e folhas varridas na limpeza pública.
Você separa o lixo corretamente em casa? Que ações simples poderiam ajudar a aumentar o reaproveitamento dos resíduos?

♻️Coleta seletiva
A coleta seletiva é fundamental para reduzir o impacto ambiental e gerar renda para cooperativas de catadores. Em Florianópolis, o material reciclável é recolhido pela COMCAP e encaminhado para associações parceiras — como a ACMR no Itacorubi, Aresp no Monte Cristo e Recicla Floripa no Alto da Caieira) absorvem pouco mais da metade da produção da coleta seletiva. O restante é encaminhado a associações e organizações familiares da Grande Florianópolis. Essas organizações são responsáveis por separar, prensar e revender os materiais, garantindo que eles voltem à cadeia produtiva.

Foto:Tiago Bento. Divulgação Comcap.

Foto:Tiago Bento. Divulgação Comcap.

Foto: Adriana Baldissarelli. Divulgação Comcap.

Foto: Adriana Baldissarelli. Divulgação Comcap.
🌿 Compostagem
A compostagem reduz o volume de lixo enviado ao aterro e melhora a qualidade do solo.
Atualmente, a Comcap opera pátios de compostagem no Centro de Valorização de Resíduos, em parceria com a Associação Orgânica, e pátio modelo no Parque Jardim Botânico de Florianópolis. Na Base Norte, em Canasvieiras, a compostagem inicialmente será exclusiva para os resíduos do restaurante da Comcap.
Essas ações são exemplos de como a cidade pode caminhar para um modelo de economia circular, onde os resíduos deixam de ser “lixo” e passam a ser recursos.

