
Saúde e educação:
🏥Saúde:
O sistema público de saúde tem como objetivo promover o bem-estar da população, oferecendo serviços de prevenção, tratamento e reabilitação.
Cabe ao poder público garantir que todas as pessoas tenham acesso gratuito e de qualidade aos atendimentos e medicamentos básicos.
Segundo o IBGE, Florianópolis conta com 520 estabelecimentos de saúde, sendo a maioria privada. Essa proporção reflete a dependência do setor privado para suprir parte da demanda, especialmente nos atendimentos especializados.
Educação:
A educação pública é um direito garantido pela Constituição e deve ser oferecida de forma gratuita e inclusiva para todos.
Em Florianópolis, o sistema educacional abrange escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, distribuídas entre as redes municipal, estadual, federal e particular.
Segundo o Censo Escolar (INEP, 2023) o município possui 315 escolas de Educação Básica no município, sendo 139 privadas, 125 municipais e 47 estaduais e 4 federais.
Na educação superior, Florianópolis é referência no estado, com importantes universidades públicas: a Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC é a maior universidade dentro de Florianópolis, contando com dois campus. A Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC também possui dois campus. Além das universidades, o município tem dois campus do Instituto Federal de Santa Catarina-IFSC e 55 instituições de ensino superior privadas, registradas no portal da educação do estado, em 2024.
Veja o gráfico abaixo. Por que você acha que muitas pessoas ainda recorrem ao sistema privado de saúde, mesmo existindo o SUS?



Por que será que existem escolas públicas e particulares? Todos têm as mesmas oportunidades de estudo?




![]() | ![]() |
|---|


