top of page

Questões ambientais e educação ambiental:

Os problemas ambientais não são recentes e hoje, em pleno século XXI, o que se vê é o agravamento desses problemas, gerado pela ação predatória do homem sobre os recursos naturais.
 
Em Florianópolis, as questões ambientais são consequência, principalmente, do seu acelerado e desordenado processo de urbanização, aliado a práticas que comprometem a qualidade dos seus recursos ambientais.

Diante dessa problemática, torna-se imprescindível uma nova forma de educação, que promova a construção de novos valores, princípios e práticas na relação com o meio ambiente. Nesse contexto, a educação ambiental surge como uma nova concepção de experiência escolar, que articula conceitos, princípios e estratégias que objetivam o conhecimento e a discussão sobre os diversos aspectos que compõem a realidade ambiental: a ecológica, histórica, cultural, social, política e econômica.
 
A educação ambiental vem se destacando como um instrumento fundamental de mobilização e participação da sociedade em ações que visam a uma tomada de consciência das causas e consequências dos problemas ambientais, bem como das possibilidades de solução. Ela busca estimular uma relação sustentável entre o homem e o ambiente, entre o cidadão e a sua cidade, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

A prática da educação ambiental requer o engajamento dos profissionais de todas as áreas, com uma ênfase especial para os profissionais da educação básica, numa perspectiva de planejar e executar ações educativas baseadas na interdisciplinaridade, e dentro do contexto da realidade local da cidade de Florianópolis. Nesse sentido, esse Atlas pode se tornar um valioso instrumento para o reconhecimento de alguns aspectos da questão ambiental de Florianópolis.

bottom of page