top of page

Geologia:

Geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre, a matéria que a compõe, sua estrutura e textura, sua formação e as alterações que ocorreram desde sua origem. 

Florianópolis é geologicamente constituída por duas formações básicas: os terrenos rochosos ou cristalinos, chamados cristalinos, representado por granitos, granitoides e riolitos, sendo cortados por um enxame de diques de diabásio; e os terrenos sedimentares, de formação recente, representados pelos sistemas deposicionais.

Conheça um pouco mais da geologia de Florianópolis na apresentação de slides abaixo:

Terrenos rochosos​

Formam as partes mais elevadas do município, destacando-se a cadeia central da Ilha de Santa Catarina, de direção N-S, e os pontos rochosos que se sobressaem no entorno.
 
As rochas cristalinas estão no chamado Embasamento Cristalino, ou Escudo Catarinense. São as rochas mais antigas, datadas desde o Eon Arqueano ou Proterozóico Superior (mais de 2,5 bilhões de anos) até a Era Paleozóica (aproximadamente 280 milhões de anos).
 
O embasamento constitui-se principalmente por rochas graníticas, riolíticas e por intrusões de diabásio que são esculpidas pela dissecação pluvial e fluvial.

Costão granítico na praia dos Ingleses.

Imagem Google Street (2017).

bottom of page