top of page

Quais as formas de cobertura vegetal do município? 

Vegetação é o conjunto de plantas ou vegetais que se estabelecem numa área. O desenvolvimento vegetal está intimamente vinculado às características do ambiente onde se encontram e é influenciado pelos índices de umidade, luminosidade, calor e fertilidade do solo, entre outros fatores. A vegetação, por sua vez, interfere no clima por meio da transpiração, um processo que transporta umidade da superfície da Terra para a atmosfera. 

Pela classificação oficial do IBGE, Florianópolis está inserida no Bioma Mata Atlântica. A vegetação do município é composta por duas formações básicas: Vegetação Litorânea (restingas e manguezais), Floresta Ombrófila Densa e Reflorestamento.

Conheça um pouco mais da vegetação de Florianópolis na apresentação de slides abaixo:

Floresta Ombrófila Densa na Lagoa do Peri.

Imagem Google Street (2017).

Floresta Ombrófila Densa

A Floresta Ombrófila Densa, chamada popularmente apenas como mata atlântica, é uma das principais formações que compõem o Bioma Mata Atlântica e se estende por quase toda a faixa litorânea do Brasil, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A área de abrangência da floresta está estritamente relacionada com as características climáticas, ocorrendo em locais com temperaturas elevadas (médias de 25 ºC) e elevada precipitação, sendo esta bem distribuída durante todo o ano.

 

Em Florianópolis, a Floresta Ombrófila Densa é encontrada em dois ambientes: nas planícies quaternárias litorâneas e nas encostas dos morros pré-cambrianos.

 

bottom of page