
Geomorfologia:
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() |
Geomorfologia é um ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre (as formas de relevo e seus processos).
Florianópolis possui uma paisagem que é resultado do contraste entre as planícies litorâneas e as elevações montanhosas, gerando paisagens naturais bastante diversificadas.
O entorno da Ilha de Santa Catarina sofre a atuação dos agentes oceanográficos, destacando-se a ação das ondas, marés e correntes litorâneas. Seu litoral é recortado, com pequenas ilhas, praias, enseadas, promontórios, costões, lagunas, restingas, manguezais e campos de dunas. As planícies costeiras emolduram morros isolados e cristas montanhosas descontínuas no sentido NE-SW, que chegam a uma altitude máxima de 522 m, como o morro do Ribeirão da Ilha.
De acordo com o IPUF, oficialmente são mais de 100 praias em Florianópolis.
Conheça um pouco mais da geomorfologia de Florianópolis na apresentação de slides abaixo:
Processos de formação e transformação do relevo
O relevo é o conjunto das diferentes formas existentes na superfície terrestres (continental e oceânica). Ele é transformado pelas forças internas e externas da Terra, que atuam há bilhões de anos, modelando a superfície terrestre:
- Agentes Internos (ou endógenos): são aqueles que atuam no interior da crosta terrestre, como a movimentação das placas tectônicas, os vulcões e os terremotos;
- Agentes externos (ou exógenos): transformam e modelam o que os agente internos produziram. Resultantes da ação da gravidade e da interação das rochas com a energia solar, a água e o vento. Podem ser consideradas, ainda, a influência do homem no modelado dessa superfície.
O homem também é um agente externo de transformação do relevo.

Essas modificações são provenientes das atividades e das relações humanas. O homem, através do trabalho, transforma o relevo segundo os interesses econômicos ou mesmo para habitação.
Na imagem abaixo, você consegue perceber a ação do homem na modelagem do terreno?

Pedrita (Rio Tavares)
Fonte: Google Earth (2017).