
Caracterização da fauna nativa:
O estado de Santa Catarina possui uma grande diversidade de ambientes, o que reflete em uma fauna diversificada, ainda pouco conhecida e estudada.
Conheça um pouco mais da fauna de Florianópolis na apresentação de slides abaixo:
Você
sabia
?
?
?
Espécies extintas ou em extinção:
Em Santa Catarina 275 espécies de animais estão em risco de extinção. A lista mais atualizada, divulgada pela Fundação do Meio Ambiente é de 2011. O grupo com mais espécies ameaçadas é o das aves. Ao todo, 97 delas podem ser extintas. O levantamento é separado em mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, equinodermos, como estrelas-do-mar, crustáceos, aranhas, Polychaeta, de vermes aquáticos, insetos, moluscos e cnidários, como anêmonas e corais. Destes, 71 estão Criticamente Ameaçados, 68 estão Em Perigo e 136 em situação vulnerável. Veja aqui a lista completa.
Em nosso município já foram extintas espécies como tamanduá-bandeira, bugio, puma, onça, jaguatirica, gatos-do-mato, anta, porco-queixada, porco-cateto, cervo-do-pantanal, veado-campeiro, veado-mateiro e a capivara.
Atualmente as maiores causas de extinção da fauna local são a degradação de ambientes naturais (poluição hídrica, etc), o processo de destruição, fragmentação e isolamento dos ambientes e a pesca e caça predatória.
A expansão urbana, quando não segue um planejamento ambiental adequado, acaba causando o isolamento de pequenas áreas de florestas.
A recuperação e a conservação dos ecossistemas aquáticos e terrestres encontrados no estado de Santa Catarina dependem de ações conservacionistas por parte do poder público e da sociedade civil.