top of page
MY BUTTON
MY BUTTON

Agricultura urbana e produção de alimentos orgânicos:

O uso de Agrotóxicos no Brasil

Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil, esse crescimento foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa.

 

Segundo o Dossiê Abrasco, publicado em 2015, 70% dos alimentos in natura consumidos no Brasil estão contaminados por agrotóxicos. Desses, segundo a Anvisa, 28% contêm substâncias não autorizadas.

Veja o dossiê completo no link abaixo:

O cultivo com o uso de agrotóxicos é extremamente prejudicial tanto para a nossa saúde, quanto para a saúde do nosso planeta. O uso dessas substâncias contamina o ambiente e está altamente associado à incidência de câncer e outras doenças, atingindo direta ou indiretamente agricultores e consumidores.

 

Em 2014, a pesquisadora norte-americana Stephanie Seneff apresentou um estudo anunciando mais um dado alarmante: "Até 2025, uma a cada duas crianças nascerá autista", disse ela, que fez uma correlação entre o Roundup, o herbicida da Monsanto feito a base do glifosato, e o estímulo do surgimento de casos de autismo.

Atualmente em Florianópolis há pouca produção de alimentos agrícolas. No entanto existem pequenas iniciativas de agricultura urbana e orgânica que tem feito grandes revoluções no município!

Veja abaixo o mapa interativo e colaborativo de iniciativas de agricultura urbana e orgânica de Florianópolis, feito pela ONG "Quintais de Floripa" :

Altere os temas do mapa aqui

​Agricultura orgânica

O alimento orgânico vem da agricultura orgânica, que na legislação brasileira de 2007 tem como objetivos a auto-sustentação da propriedade agrícola, a maximização dos benefícios sociais para o agricultor, a minimização da dependência de energias não renováveis na produção, a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente, o respeito à integridade cultural dos agricultores e a preservação da saúde ambiental e humana.

?

?

?

Você

sabia

bottom of page