top of page
MY BUTTON
MY BUTTON

A população indígena:

De acordo com o Censo de 2022, 21.773 pessoas se declararam indígenas em Santa Catarina, vivendo em 228 dos 295 municípios do estado. Os povos originários que aqui habitam pertencem principalmente às etnias Kaingang, Xokleng e Guarani.

Segundo a FUNAI, em 2022 havia 26 terras indígenas no estado, sendo 7 Reservas indígenas, 7 regularizadas, 3 em processo de estudo e 9 declaradas.O litoral catarinense, o extremo oeste e o norte do estado concentram a maior parte dessas terras.

Na Grande Florianópolis existem quatro Reservas Indígenas Guarani:  Amaral/Tekoá Kuriy e Morro da Palha, em Biguaçu, Águas Claras, em Major Gercino e Canelinha, em Canelinha, e 5 Terras Indígenas Tradicionalmente Ocupadas: Cambirela, Morro dos Cavalos e Massiambu, em Palhoça e M´biguaçu e Ygua Porã (Amâncio), em Biguaçu.

🗣️ A língua guarani em SC:

Linguisticamente são classificados como Mbya e Nhandeva/Xiripa, pertencem ao tronco linguístico Tupi e à família linguística Tupi Guarani. A língua Guarani é falada nas aldeias de SC, sendo para alguns indivíduos a única língua. 

Aldeia M´Biguaçu.

Fotos: Fabrício Riella.

Veja a localização das terras indígenas na Grande Florianópolis no mapa abaixo:

TIs.jpeg
Terras Indígenas da Grande Florianópolis (2023)

Alguns fatos...

  • Em 1500, estima-se que havia cerca de 3 milhões de indígenas no Brasil. Apenas 70 anos depois, esse número já havia diminuído para menos da metade (1,2 milhões), consequência direta do impacto da colonização, das doenças e da escravidão. A partir de 1957, no entanto, esse quadro começou a mudar. Pesquisas mostram que, desde então, a população indígena voltou a crescer. ​​

  • De acordo com o Censo de 2010, o Brasil registrava 305 etnias diferentes, que falavam ao menos 274 línguas;

  • Mesmo com esse avanço, os desafios permanecem enormes. Um relatório da ONU, publicado em 2016, destacou que muitos povos indígenas ainda enfrentam forte discriminação estrutural, dificuldades de acesso a direitos básicos e tentativas constantes de negação de sua existência e de seus territórios. Esses problemas se manifestam até hoje, refletindo-se em conflitos, pressões políticas e mudanças legais que afetam diretamente a vida das comunidades originárias.

Observe na tabela abaixo: O que aconteceu com a população indígena brasileira ao longo deste anos?

Dados demográficos da população indígena do Brasil

Para saber mais

(links):

FUNAI Fundação Nacional do Índio

?

?

?

Você

sabia

© 2024 por Fernanda Bauzys. 

bottom of page