top of page
MY BUTTON
MY BUTTON

A população indígena:

Em 2010, 9.437 indígenas viviam em Santa Catarina, das etnias Guarani, Kaingang e   Xokléng. Os Kaingang são maioria no estado, com uma população de 6.397 pessoas. Os Xokleng somam 1.849 pessoas e os Guarani 1.189 pessoas (Funasa, 2010).

De acordo com a FUNAI, em 2017 havia 27 terras indígenas no estado de Santa Catarina. Destas, 6 são Reservas Indígenas e as outras são Terras Indígenas Tradicionalmente Ocupadas.

O litoral catarinense, o extremo oeste e o norte do estado são as regiões com maior concentração de aldeias Guarani. Na Grande Florianópolis existem quatro Reservas Indígenas desta etnia:  Amaral/Tekoá Kuriy e Morro da Palha, em Biguaçu, Águas Claras, em Major Gercino e Canelinha, em Canelinha, e 5 Terras Indígenas Tradicionalmente Ocupadas: Cambirela, Morro dos Cavalos e Massiambu, em Palhoça e M´biguaçu e Ygua Porã (Amâncio), em Biguaçu.

A língua guarani em SC:

Linguisticamente são classificados como Mbya e Nhandeva/Xiripa, pertencem ao tronco linguístico Tupi e à família linguística Tupi Guarani. A língua Guarani é falada nas aldeias de SC, sendo para alguns indivíduos a única língua. 

Aldeia M´Biguaçu.

Fotos: Fabrício Riella.

Veja a localização das terras indígenas na Grande Florianópolis no mapa abaixo:

Terras indígenas da Grande Florianópolis (2017)

Alguns fatos...

   Segundo dados da FUNAI, em 1500 havia 3 milhões de indígenas no Brasil. Em 1570 este número já havia diminuido para menos da metade (1,2 milhões). Este quadro começou a dar sinais de mudança a partir de 1957, quando a população indígena voltou a crescer;

     De acordo com o censo de 2010 existem 305 etnias indígenas em nosso país, que falam ao menos 274 diferentes línguas;

      De acordo com o Relatório da missão ao Brasil da Relatora Especial sobre os direitos dos povos indígenas, realizado pela ONU em 2016, os desafios enfrentados por muitos povos indígenas do Brasil são enormes. As origens desses desafios incluem desde a histórica discriminação profundamente enraizada de natureza estrutural, manifestada na atual negligência e negação dos direitos dos povos indígenas, até os desdobramentos mais recentes associados às mudanças no cenário político.

Observe na tabela abaixo: O que aconteceu com a população indígena brasileira ao longo deste anos?

Dados demográficos da população indígena do Brasil

Para saber mais

(links):

FUNAI Fundação Nacional do Índio

?

?

?

Você

sabia

bottom of page