
O turismo no município:
Florianópolis tem no seu turismo uma de suas principais fontes de renda. O município possui inúmeros atrativos naturais e culturais, tais como praias, trilhas, lagoas, ilhas, mirantes, dunas e parques municipais, centros históricos, museus, fortes, fortalezas e sítios arqueológicos.
Segundo a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, o município recebeu 2 milhões de turistas na temporada de verão 2023/2024. Eles são a principal fonte de renda de hotéis, restaurantes, bares e outros serviços da cidade.
Os problemas de mobilidade urbana e de falta de saneamento são os maiores entraves desta atividade em Florianópolis. A criminalidade também esta se tornando um problema cada vez maior.
Para saber mais (links):

Fonte: Google Street (2017).

Fonte: Google Street (2017).

Fonte: Google Street (2017).
No verão de 2016 a poluição de praias do norte da ilha teve grande repercussão na imprensa nacional e também internacional.

Neste ano, banhistas relataram ter tido problemas de saúde depois de entrar no mar de Canasvieiras, dos Ingleses e Ponta das Canas. Além de afetar a saúde, a poluição também prejudicou o turismo. Vários turistas foram embora mais cedo ou deixaram de vir a cidade por causa dos acontecimentos. Nesta ocasião, a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), foi denunciada pelo Ministério Público Federal por crime ambiental, justamente por ter uma estação que, em vez de tratar o esgoto, o despeja bruto no mar.